Banner-Weld

SOLDADURA

 

EN ISO 11611

EN ISO 11611
Vestuário de proteção para utilização em soldadura e processos afins

Esta norma especifica o vestuário EPI utilizado em trabalhos de soldadura e processos afins, em que esteja presente o risco de salpicos (pequenos salpicos de metal fundido), pequeno contacto com chama, calor radiante do arco, risco de choque elétrico por curto prazo, contato acidental com condutores elétricos com energia (com tensões até cerca de 100 V DC em condições normais de soldadura).


Esta norma encontra-se dividida em 2 classes diferentes, com diferentes níveis de proteção. A função de resistência do tecido à soldadura é testada por meio de 15 gotas (classe 1) ou 25 gotas (classe 2) de metal fundido. O design da peça de vestuário também é um parâmetro considerado na atribuição da marcação CE para vestuário apropriado para soldadura. O índice UV e o calor de radiação da soldagem também desafia o EPI e evita o impacto, é por isso que os tecidos com classe 2 geralmente têm uma gramagem mais pesada.

 

ClasseDescriçãoNúmero de
gotas testadas
Calor Radiante, RHTI24
(tempo de radiação segundos)
Resistência elétrica Ω
1Proteção contra técnicas de soldadura e situações menos perigosas, provocando níveis inferiores de salpicos e calor radiante.15≥ 7> 105
2Proteção contra técnicas de soldadura e situações mais perigosas, provocando níveis superiores de salpicos e calor radiante.25≥ 16> 105

A maioria dos tecidos Tranemo FR cumpre aos requisitos da norma, pelo menos na classe 1. Na realidade, a retificação e o corte são os desafios mais difíceis, pois a retificação/corte respinga mais do que as 25 gotas que são testadas na classe 2. A Tranemo realiza testes internos aos tecidos com solda e retificação/corte combinados com os testes dos clientes em situações reais de utilização. A Tranemo tem recomendações diferentes para as diferentes áreas de trabalho de soldadura .

Weld