FUNDIÇÕES
O ambiente de trabalho em centrais de fundição e soldadura geralmente envolve altas temperaturas, intenso calor radiante e o risco de salpicos de metal fundido. Para enfrentar esses riscos, geralmente é necessário vestuário de EPI de categoria III. Para evitar ferimentos, são necessárias roupas antifogo que cumpram com a norma EN ISO 11612 e, dependendo do tipo de metal usado, o vestuário de proteção também deve ser certificado com a letra de código correta.
AVALIAÇÃO DO RISCO
- Salpicos de metal derretido
- Chama e Calor
- Stress por calor
- Arco elétrico (ocasionalmente)
- Acidentes rodoviários (limitado)
AVALIAÇÃO DO RISCO
O metal derretido que adere a uma peça pode causar queimaduras. Para minimizar esse risco, a EN ISO 11612 D e E define alguns requisitos de design, tais como bolsos fechados e peças metálicas ocultas, já que o metal conduz o calor. O stress térmico também é um risco nestes ambientes. Para bloquear o calor radiante e aumentar a proteção, é recomendado o sistema Tranemo Skinsafe™ de 2 ou 3 camadas. O espaço de ar entre camadas protege o usuário do calor e da energia. Várias peças de vestuário Tranemo também incluem algum tipo de visibilidade para evitar acidentes de trânsito.
Ferro e Aço
Ao trabalhar com ferro fundido ou aço, você precisa de peças de vestuário certificadas de acordo com a EN ISO 11612 E1-E3 onde o E3 é o nível mais alto.Se o tecido resiste ao ferro derretido e não cola na superfície, normalmente também será aceite contra cobre derretido, bronze de fósforo derretido e latão derretido.
Alumínio
Os trabalhadores de fundição e re-fundição que trabalham com alumínio fundido precisam de vestuário certificado de acordo com a EN ISO 11612 D1-D3 onde o D3 é o nível mais alto. Se o tecido resiste ao alumínio derretido e não cola na superfície, normalmente também será aceite contra bronze de alumínio derretido e metais derretidos.
Zínco
O Zinco desafia o vestuário EPI de uma maneira muito especial, pois o zinco adere à maioria dos tecidos. A gama TRANEMO APEX possui uma camada exterior em aramid que não abre mesmo que o zinco se agarre ao tecido. Para bloquear o calor radiante e aumentar a proteção a gama APEX também possui tecido de dupla camada na frente do casaco e nas calças. Quem trabalha com zinco fundido necessita de peças de vestuário certificadas pelo menos de acordo com a EN ISO 11612 e produzidas com um tecido que tenha temperatura de degradação superior a 420°C (ponto de fusão do zinco).
Outros metais
Outros metais e ligas têm diferentes temperaturas de fusão, viscosidade e processos de produção que desafiam o vestuário EPI em diferentes maneiras. Se estiver a trabalhar com outros metais fundidos, entre em contacto com a Tranemo para aconselhamento de forma a encontrar a solução correcta para o seu negócio.