ELETRICIDADE E ENERGIA
Trabalhadores do setor da eletricidade e energia correm o risco de exposição a arco elétrico que pode ocorrer se houver um curto-circuito, falha de comutação, erro do operador ou falha do equipamento. O arco elétrico pode expor os trabalhadores a níveis muito altos de energia e muitas vezes levar a queimaduras graves e ferimentos nas mãos / olhos. Utilizar vestuário de trabalho incorreto pode agravar as lesões, por isso, é importante escolher o vestuário de proteção certo que forneça proteção contra arco em todas as camadas. É igualmente importante escolher luvas e proteção facial certificadas para proteção contra arcos elétricos.
AVALIAÇÃO DO RISCO
- Arco elétrico
- Salpicos de metal fundido
- Calor por radiação
- Calor por conveção
- Choque elétrico
- Ondas de choque
- Ruído elevado
- Radiação ótica
- Gás tóxico
- Chama e Calor
- Acidentes rodoviários (trabalhos no exterior)
Todas as peças de vestuário de proteção contra arco elétrico Tranemo possuem o valor ARC RATING
referido na etiqueta FR (antifogo) exterior para que possa escolher facilmente a protecção correcta.
Na norma EN 61482-2 revista, ELIM é usado como classificação valor de arco. O valor ATPV / EBT pode
também ser mencionado como informação adicional e refere-se a norma de avaliação de risco NFPA 70E.
Todos os novos produtos serão testados de acordo com EN 61482-2 e marcados com o valor ATPV/ EBT.
AVALIAÇÃO DO RISCO
Um eletricista necessita de peças de vestuário certificadas de acordo com a norma EN 61482-2 em combinação com a norma EN ISO 11612, uma vez que existe o risco de arco elétrico. Os eletricistas que trabalham no exterior necessitam de peças de vestuário de Alta Visibilidade, de acordo com a norma EN ISO 20471.
Um acidente por arco elétrico envolve riscos muito diferentes e colocará à prova o vestuário de proteção de diferentes formas. Com a solução adequada podemos minimizar o impacto desses riscos. Um sistema Tranemo Skinsafe, onde a camada exterior supere a categoria 2 de vestuário de proteção e possua um Arc Rating (ATPV ou EBT valor - de acordo com a norma NFPA 70E), é recomendado acima dos 8 cal/cm².
A gama Switch é desenhada para trabalho com o risco de exposição a acidentes de arco elétrico com níveis de energia muito altos, por exemplo, no comutador, ao cortar a energia e no comissionamento de sistemas elétricos. A gama Switch aprova para 40 cal / cm², PPE4