PODE O VESTUÁRIO DE SEGURANÇA SER PRODUZIDO SEM RECURSOS AOS PFAS?
A resposta é SIM!
Mas ainda existem algumas exceções e problemas que têm de ser resolvidos antes que todas as nossas roupas de proteção sejam totalmente livres dos PFAS.
Veja a nossa linha completa sem PFAS aqui.
PFAS é uma abreviatura de Substâncias Per- fluoralquiladas (PFAS) e é um nome coletivo para milhares de produtos químicos produzidos sinteticamente com uma estrutura química semelhante. Os produtos químicos são fabricados em indústrias que utilizam reações químicas, ao contrário dos materiais naturais que podem ser extraídos diretamente da natureza.
No nível molecular, os PFAS compreendem longas cadeias de carbono que se ligam ao flúor. A ligação flúor-carbono é classificada como a ligação química mais forte existente e, devido à estrutura estável, os produtos químicos são extremamente difíceis de serem decompostos pela natureza. Os PFAS, têm assim, um impacto ambiental negativo significativo.
Os produtos que contêm PFAS libertam substâncias perigosas ao longo do seu ciclo de vida e os seus produtos químicos espalham-se ainda mais na natureza, entre outras coisas, através das águas subterrâneas e da água potável. Foi demonstrado que os PFAS têm efeitos adversos significativos em humanos e animais e podem, entre outras coisas, levar a vários tipos de doenças tais como: cancro, problemas reprodutivos, disfunção do sistema imunitário e danos no fígado e nos rins.
PORQUÊ É QUE OS PFAS SÃO UTILIZADOS EM VESTUÁRIO DE SEGURANÇA?
Há muitos anos que os PFAS são utilizados devido à sua excelente capacidade de repelir produtos à base de petróleo ou e de proteger contra elevados valores energéticos, tais como os acidentes de arco elétrico. Em trabalhos em ambientes de alto risco, o objetivo principal é proteger o utilizador, o que impõe grandes exigências no vestuário de proteção.
Os PFAS são aplicados em tecidos acabados como impregnação/acabamento. Como os produtos químicos têm alta energia superficial, eles podem resistir a líquidos com baixa tensão superficial, como petróleo, O-xileno e butanol. Os PFAS também possuem boas propriedades de acabamento e pode ser usado como alternativa em tecidos acabados, como membrana ou laminado. A membrana de PTFE (politetrafluoroetileno) é um exemplo de membrana comumente usada que contém PFAS, mas confere às roupas alta repelência à água e boa respirabilidade. Os benefícios dos PFAS são a razão pela qual são utilizados como proteção em roupas de trabalho, apesar do conhecimento do impacto ambiental negativo.
Atualmente é comum a utilização de PFAS em roupas de proteção com as seguintes certificações:
VESTUÁRIO COM PROTEÇÃO QUÍMICA
Para roupas com proteção química, o PFAS é frequentemente utilizado para obter proteção limitada em caso de respingos químicos contra os quatro grupos químicos: ácido, base, hidrocarboneto aromático e álcool.
Na norma EN 13034, a repelência do tecido é testada contra 30% de ácido sulfúrico, 10% de hidróxido de sódio/lixívia, O-xileno e butanol. Para obter a marca CE de uma peça de roupa, a norma EN 13043 exige apenas um resultado aprovado para um dos quatro produtos químicos.
A NOSSA SOLUÇÃO PARA UMA GAMA SEM PFAS
Desenvolvemos soluções inovadoras e com menor impacto ambiental sem comprometer o nível de proteção.
Reduzir o uso de PFAS é uma tarefa prioritária e um pré-requisito para continuar o nosso trabalho em prol de uma indústria mais sustentável.
VESTUÁRIO DE ALTA VISIBILLIDADE CERTIFICADO DE ACORDO COM A NORMA EN ISO 20471
>> Principal característica de proteção – Alta Visibilidade <<
Roupas cuja principal característica é proporcionar alta visibilidade não necessitam de acabamento com PFAS. A visibilidade ainda é mantida através de lavagens regulares.
Muitos usuários lavam suas roupas em casa e raramente é feita qualquer reimpregnação ou reativação do acabamento. Os nossos testes mostram que o acabamento com PFAS é desnecessário porque a repelência à sujidade e à água só funciona em peças novas e num número limitado de lavagens. Portanto, a nossa solução não é dar acabamento nas nossas roupas de alta visibilidade, mas sim recomendar lavagens regulares.
VESTUÁRIO DE INVERNO OU DE CHUVA IMPERMEÁVEIS, CERTIFICADOS DE ACORDO COM A NORMA EN 343
>> Principal característica de proteção – Alto nível de Repelência <<
Juntamente com os nossos fornecedores de tecidos, desenvolvemos produtos com acabamento sem PFAS que proporcionam uma repelência à água tão boa quanto um acabamento com PFAS. Para que as roupas tenham boa respirabilidade, utilizamos membrana PU sem PFAS.
VESTUÁRIO COM PROTEÇÃO QUÍMICA CERTIFICADO DE ACORDO COM A NORMA EN 13034
>> Principal característica de proteção – Proteção química líquidos (ácido, base, hidrocarboneto aromático e álcool) <<
Através de testes e inovação, desenvolvemos produtos com acabamento livre de PFAS que funcionam perfeitamente como proteção contra ácido ou base, sendo o acabamento utilizado em muitas de nossas roupas de trabalho com proteção química. Um acabamento sem PFAS, por outro lado, tem menor energia superficial e só consegue repelir líquidos com alta tensão superficial, como ácido, base e água.
Vários clientes exigem roupas de proteção repelentes de óleo ou proteção contra O-xileno e butanol. Não encontramos nenhuma solução livre de PFAS para isso, tornando impossível eliminar completamente o PFAS de nossas roupas de proteção contra produtos químicos. Estamos a trabalhar para encontrar uma solução para essa solução também.
VESTUÁRIO COM PROTEÇÃO CONTRA O RISCO DE ARCO ELÉTRICO CERTIFICADO DE ACORDO COM A NORMA EN 61482-2
>> Principal característica de proteção – Proteção contra o Arco-Elétrico e Térmico <<
Membranas com PFAS são frequentemente usadas em vestuário com certificação de arco elétrico para aumentar o seu nível de proteção e atingir um valor ELIM mais alto. Apesar disso, decidimos não utilizar membranas contendo PFAS nas nossas peças de vestuário ignífugas. Em vez disso, a nossa solução é usar uma membrana de PU sem PFAS que possa resistir a testes de chama e de arco para peças de vestuário individuais ou em sistemas de camada sobre camada com proteção contra níveis de energias mais elevados.
VESTUÁRIO DE PROTEÇÃO SEM PFAS DA TRANEMO
Estamos a trabalhar ativamente para eliminar gradualmente os PFAS de todas as nossas coleções sempre que for possível. Estamos neste momento num período de transição em que há produtos mistos em stock. A eliminação progressiva ocorre continuamente ao longo do tempo.
Exemplos de roupas de proteção sem PFAS no nosso catálogo:
COMO MELHOR CUIDAR DE VESTUÁRIO DE TRABALHO SEM PFAS?
Do ponto de vista ambiental e financeiro, é fundamental cuidar da roupa de trabalho para que dure muito tempo.
É imprescindível lavar as suas roupas regularmente se forem com alta visibilidade. Roupas de proteção com acabamento hidrorrepelente e repelente a produtos químicos devem ser lavadas em lavanderia industrial que auxilia na reimpregnação e reativação. Isso é feito para que o acabamento funcione igualmente bem, lavagem após lavagem, e a reimpregnação deve ocorrer em sistema fechado onde você possa cuidar bem dos produtos químicos. Após a lavagem, o acabamento também é reativado com calor, como na secagem na máquina.
O QUE POSSO FAZER?
Mantenha viva a discussão em torno do tema dos PFAS em vestuário de proteção. Leia e aprenda mais sobre o assunto.
Faça exigências ao seu fornecedor e exija roupas de proteção livres de PFAS ao usar ou adquirir roupas de alta visibilidade, roupas de inverno ou impermeáveis, roupas de proteção com proteção química (ácido ou base), roupas ignífugas com proteção contra arco elétrico ou roupas normais sem marcação CE roupas de trabalho.
Leia mais sobre o PFAS:
NO TO PFAS
Since 2021, we have been part of the Swedish non-profit organization ChemSecs ”No to PFAS” movement to influence how chemical legislation is implemented. An important work that we are proud to be a part of.
Sweden, Norway, Denmark, the Netherlands, and Germany have, in 2023, submitted a request for a total ban of PFAS to ECHA (European Chemicals Agency). Tranemo is also behind this.