FERROVIA
O trabalho nas ferrovias e em outras vias rege-se por normas de segurança rigorosas devido ao ambiente de trabalho perigoso onde estão inseridos. Se você for um técnico de ferrovias ou instalador elétrico, engenheiro de sinalização ou soldador de vias, deve usar o equipamento de proteção individual adequado para cumprimento face às análises de risco e instruções de segurança relevantes. É importante que possa estar visível ao trabalhar nas ferrovias e, o vestuário de proteção de alta visibilidade, pode evitar acidentes onde existe o risco de movimentação de veículos. Para alcançar um alto nível de segurança no local de trabalho, é importante utilizar vestuário de proteção antifogo e certificado contra o arco, que ofereçam alta visibilidade em conformidade com a EN ISO 11612, EN 61482-2 e EN ISO 20471 (mais RIS 3279 TOM no Reino Unido).
AVALIAÇÃO DO RISCO
- Acidentes de tráfego com comboios
- Arco elétrico
- Salpicos de metal fundido
- Calor por radiação
- Calor por conveção
- Choque elétrico
- Ondas de choque
- Ruído elevado
- Radiação ótica
- Gás tóxico
- Chama e calor
- Faíscas de Soldadura
AVALIAÇÃO DO RISCO
Ao trabalhar na indústria ferroviária precisa-se de vestuário certificado de acordo com EN ISO 20471 para ser visível, em combinação com EN ISO 11612, EN 61482-2 pois também pode haver um risco de arco elétrico. Um acidente de arco elétrico compreende muitos riscos diferentes e afetará o vestuário de proteção de diferentes formas mas, com a correta solução de vestuário, o impacto desses riscos será minimizado.
Recomenda-se o sistema Tranemo Skinsafe™ com uma camada exterior de vestuário EPI categoria 2 e com uma classificação de arc rating (ATPV ou EBT50 - de acordo com a norma NFPA 70E) acima de 8 cal/cm². Todo o nosso vestuário de arco eléctrico tem o valor de classificação do arco indicado no rótulo FR exterior para facilitar a escolha da correta proteção. No futuro também adicionaremos o valor ELIM.
Trabalhar na ferrovia significa que precisa de vestuário funcional e confortável onde possa transportar as ferramentas e adaptar os seus EPI’s ao risco e aos desafios que ocorrem durante um dia de trabalho. Se estiver a trabalhar com soldadura, para complementar sua proteção, precisa de vestuário ou acessórios certificado de acordo com a EN ISO 11611.
No Reino Unido também é necessário que o vestuário seja certificado de acordo com a norma nacional RIS-3279-TOM (GO/RT), que define a cor laranja de alta visibilidade e o design das peças – gama Tranemo Edge, e de acordo com esta norma, o vestuário deve pelo menos cumprir a EN ISO 20471 classe 2.