MATERIAIS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS
O nosso objetivo é minimizar o impacto ambiental e climático ao longo da vida útil do produto até que a peça esteja desgastada e pronta para a reciclagem. Por isso, focamo-nos na integração de materiais e tecnologias mais sustentáveis para reduzir o impacto climático.
Existe uma necessidade de novas abordagens no desenvolvimento de materiais e novos tipos de tecnologias ecologicamente corretas que cumpram com as expectativas atuais de produtos sustentáveis. O uso de fibras e materiais mais sustentáveis são pré-requisitos para a criação de benefícios ambientais.
FIBRAS RECICLADAS
Há muitos fatores a serem levados em consideração ao avaliar o impacto ambiental geral de uma peça de roupa. Vemos como um bom potencial o uso de fibras recicladas nas nossas peças, desde que não afete a durabilidade do produto a longo prazo.
Algodão reciclado
A reciclagem da fibra de algodão tem benefícios significativos no combate a questões específicas do cultivo do algodão - como a libertação de toxinas no solo e na água, que levam à fertilização excessiva e efeitos tóxicos subsequentes no meio ambiente. Ao usar algodão reciclado nas nossas peças, reduzimos a quantidade de algodão novo que precisa ser cultivado. E ao usar algodão que já está em circulação, reduzimos a pressão sobre os recursos da natureza. Uma certa quantidade de algodão novo ainda é necessária para garantir que o tecido permaneça forte e a sua resistência não seja comprometida. A Tranemo utiliza, portanto, uma mistura de fibras de algodão virgem e reciclada.
Poliéster reciclado
Em 2021, introduzimos poliéster reciclado nas nossas peças de inverno acolchoadas no fardamento não técnico. O forro contém cerca de 45% de fibras recicladas, dependendo da técnica fiação. O poliéster reciclado é feito de PET pós-consumo e é uma reciclagem certificada.
TINGIMENTO EM SOLUÇÃO
Esforçamo-nos para aplicar sempre que possível uma técnica de tingimento chamada tingimento em solução / ‘solution dyeing’, que consiste em adicionar o pigmento à matéria antes de avançar para a produção da fibra. O tingimento tradicional requer um processo de duas etapas. Na primeira etapa, as fibras são produzidas sem coloração. Na segunda etapa, a cor é aplicada à fibra. Com o tingimento em solução, uma dessas etapas é eliminada. Baseia-se num processo de adição de pigmentos à solução de fiação. Esta técnica reduz significativamente o uso de água no processo de tingimento tal como o uso de energia e as emissões subsequentes de gases de efeito estufa.
A substituição de tecidos tingidos de peças sintéticas por tecidos tingidos em solução resulta numa redução de 16% no impacto climático total.
Efeitos ambientais positivos do tingimento em solução:
Ajuda a reduzir o consumo de água durante a produção
Ajuda a reduzir a poluição química do nosso planeta
Ajuda a reduzir as emissões de CO2
Resíduos pré-consumidos
O nosso objetivo é avançar para uma economia circular, reduzindo o desperdício e minimizando a produção de novos materiais. Para conseguir isso, devolvemos os resíduos de produção aos nossos fornecedores, que utilizam os resíduos reciclados pré-consumidos, para criar novos tecidos de alta qualidade. O nosso tecido 932 contém 20% de material Tera TX pré-consumido e, além disso, está isento de PFAS. Para manter a resistência e durabilidade do tecido, as fibras recicladas estão localizadas na parte traseira do tecido, em direção ao laminado. Esperamos continuar a trabalhar em prol de uma economia verdadeiramente circular, onde fechemos o ciclo, reintegrando os nossos próprios resíduos em novos materiais dentro da nossa empresa.