PROTEÇÃO DO CLIMA
» EN 342 » EN 343 » EN 13758-2
EN 342
Vestuário de proteção contra o frio
Esta norma especifica o vestuário EPI utilizado quando se trabalha em ambientes frios.
Esta exige a realização de testes ao isolamento térmico efetivo resultante (valor em m²K/W), permeabilidade ao ar (classes 1-3) e resistência à penetração de água (classes 1-2). O conjunto de vestuário (i.e. conjuntos de duas peças ou fato-macaco) tem que obter resultados no isolamento térmico e na permeabilidade ao ar para poder ter marcação CE com o símbolo EN 342 - o teste de penetração de água é opcional. Um conjunto completo durante o teste é um sistema de três camadas com roupas interior do tipo B, isto é, uma primeira camada de roupa interior, uma camada intermédia térmica sob uma camada externa de vestuário
certificado, usado em conjunto com meias, capuz, luvas e botas. O valor do isolamento térmico mostrará a temperatura mínima em que o corpo tem uma temperatura confortável. Na versão atualizada da norma EN 342:2017, o teste foi alterado e a velocidade do ar também foi levada em consideração. A Tranemo terá uma transição contínua para o vestuário certificado relevante.
EN 343
Vestuário de proteção contra a chuva
Esta norma especifica o vestuário EPI utilizado quando se trabalha em condições de chuva ou neve, nevoeiro e humidade do solo.
De acordo com a versão mais recente da norma EN 343:2019, o vestuário e as costuras são testados quanto à penetração da água (impermeabilidade) classe 1-4 e resistência ao vapor da água (respirabilidade) classe 1-4, onde a classe 4 é o nível mais alto. A peça de vestuário deve alcançar um resultado em ambos os testes para ter a marcação CE com o símbolo EN 343.
A respirabilidade das peças de vestuário é afetada pela sua estrutura e é comum que uma peça de roupa sem forro atinja a EN 343 classe 4:4 (igual ao tecido externo), enquanto peças de vestuário forradas no mesmo tecido externo só atingem, por exemplo, a EN 343 classe 4:2. Nestes casos, é o forro da roupa que afeta a permeabilidade da resistência ao vapor de água (respirabilidade). Foi adicionado a esta norma o método de teste de impermeabilização de uma peça de vestuário acabada em teste de torre de chuva. Este teste é opcional.
A versão anterior da norma (EN 343:2003 + A1 2007) possui 3 classes. Os requisitos da classe 1-3 para resistência à penetração de água são os mesmos nas duas versões da EN 343, mas a classe 4 possui requisitos mais altos. O resultado da resistência ao vapor da água também foi ampliado com a 4ª classe e os níveis de cada classe foram ligeiramente alterados. Somente a classe 1 é a mesma nas duas versões. As certificações de acordo com a versão antiga EN 343:2003 + A1 2007 ainda são válidas. A Tranemo terá uma transição contínua para o vestuário certificado relevante.
O método de teste EN 20811 (determinação da resistência à penetração de água) fornece-nos um resultado em milímetros de coluna de água (mmH2O) ou Pascal (PA). A Tranemo designa vestuário resistente ao vento e à prova de água com coluna de água > 5000 mm (50000 Pa). Este valor já oferece uma boa proteção contra chuva intermitente ou mau tempo. Em períodos intensos ou prolongados de chuva forte, recomenda-se o uso tradicional de vestuário para chuva num tecido impermeável laminado.
EN 13758-2
Norma para a proteção contra a radiação UV
Esta norma especifica os requisitos para a classificação e marcação das peças com manga comprida que dá ao consumidor a proteção UVA + UVB acima de 40 UPF (Ultraviolet Protection Factor / Fator de Proteção Ultravioleta. Tranemo 50+).
Todos os têxteis protegem o consumidor contra o sol e o risco de queimaduras dependendo da espessura do tecido - esta norma indica que a proteção é alta. O método de teste para o tecido é EN 13758-1.