ENSAIOS DE TECIDOS E VESTUÁRIO DE TRABALHO ESPECÍFICOS PARA CADA CLIENTE
A principal vantagem dos testes específicos de tecidos e vestuário de trabalho ignífugo é o facto de proporcionarem soluções personalizadas, adaptadas com precisão a cada ambiente único. Em alguns casos, os resultados destes testes podem mesmo levar ao desenvolvimento de novas gamas de produtos, como por exemplo o nosso tecido Cantex WS, que foi criado para melhorar a proteção na indústria metalúrgica.
Outra vantagem significativa é o facto dos clientes compreenderem claramente de que forma o vestuário de trabalho ignífugo protege contra os seus riscos específicos. Torna-se evidente o desempenho das diferentes opções em comparação. Isto ajuda o cliente a compreender as diferenças entre as peças de vestuário e os tecidos - mesmo que as normas certificadas sejam semelhantes no certificado.
Vantagens para a Tranemo
Para a Tranemo, os testes específicos proporcionam-nos uma visão mais profunda da forma de proteger os trabalhadores nos sectores industriais que servimos. Ao testar os nossos produtos em ambientes industriais reais, para produtos químicos ou metal fundido, recebemos um feedback valioso que podemos utilizar para melhorar ainda mais o nosso vestuário de trabalho. Incorporamos estes conhecimentos nos nossos programas de formação interna, através da Tranemo Safety Academy, na qual todo o Grupo Tranemo, incluindo as subsidiárias, participam.
O nosso objetivo é melhorar continuamente a proteção para reduzir o risco de lesões no local de trabalho.


Porque é que o fazemos
O nosso objetivo é garantir que ninguém fica ferido em acidentes que poderiam ter sido evitados com o vestuário de proteção adequado. Para o conseguir, são essenciais testes específicos, uma vez que todas as indústrias têm as suas próprias condições únicas. A cooperação com as lavandarias e a logística relativa à reimpregnação também é crucial, especialmente para cumprir as normas de proteção química EN 13034. Os testes são realizados não só nas instalações dos clientes, mas também nas lavandarias, para garantir que a proteção permanece intacta após a lavagem e o manuseamento. Trata-se de um complemento importante das normas em relação às quais as peças de vestuário são certificadas.
"Os testes específicos para cada cliente proporcionam-nos conhecimentos mais profundos sobre a forma de proteger os trabalhadores nos sectores industriais que servimos."
O nosso Gestor de Qualidade de Tecidos acompanha e fornece apoio técnico à equipa de vendas para os testes de tecidos personalizados em ambientes reais. Esta abordagem oferece inúmeras vantagens, garantindo que as nossas soluções não são apenas teoricamente boas, mas também eficazes na prática. Deste modo, garantimos a segurança dos nossos clientes e oferecemos a melhor proteção.
Abaixo, pode ler sobre alguns dos testes que efectuámos asim como os seus resultados .
Ácido nítrico
Através de testes de tecidos em colaboração com um dos nossos maiores clientes, chegámos à conclusão de que o nosso tecido Tera TX oferece a melhor proteção contra o ácido nítrico. Ainda assim, o nosso cliente tinha problemas com fugas de ácido no interior da peça de vestuário. Descobrimos que as costuras das faixas reflectoras permitiam que o ácido penetrasse na parte de trás da peça de vestuário. Ao mudarmos para um fio que não transportava o ácido, conseguimos aumentar o tempo de proteção de 8 segundos para mais de 3 minutos, dando aos trabalhadores tempo suficiente para chegarem a um duche de segurança e retirarem a roupa contaminada. Esta melhoria significativa aumentou drasticamente a segurança dos trabalhadores.
Ácido crómico
Um cliente necessitava de proteção contra salpicos de ácido crómico. Foram testados vários tecidos e o Tera TX surgiu como a melhor opção. Os testes foram realizados em tecidos com acabamentos PFAS e sem PFAS para garantir que o nível de proteção se mantém consistente, mesmo quando se faz a transição para o não uso de PFAS.
Calor radiante
Outro cliente necessitava de uma maior proteção contra o calor radiante. Os testes levaram à decisão de utilizar duas camadas de tecido do joelho para baixo. Este trabalho é um teste de desgaste ainda em curso, e aguardamos com expetativa os resultados finais.
DICAS TRANEMO:
» Efetuar uma análise de risco exaustiva.
» Não se esqueça de que, muitas vezes, é impossível encontrar uma "solução única" (multinorma).
Considerar cuidadosamente quais os riscos que devem ser incluídos na avaliação de riscos. Por exemplo, se for necessária alta visibilidade (EN ISO 20471) e proteção contra produtos químicos (EN 13034), os refletores no vestuário de alta visibilidade podem reduzir a proteção contra produtos químicos. É difícil conceber peças de vestuário que combinem todos os requisitos das normas EN 13034, EN ISO 20471, EN ISO 11611 e EN ISO 11612.
» Podemos enviar amostras de tecido ou realizar os testes no local em conjunto.
» Contacte a Tranemo para obter aconselhamento sobre a sua análise de risco ou se for necessário efetuar mais testes.
